4ª São Roque Run 5K movimenta o domingo em Morro da Fumaça | TN Sul

0

Com o benefício de uma manhã ensolarada e de temperatura agradável neste domingo (6), o Governo de Morro da Fumaça, através do Departamento de Esportes, e com o apoio da RSF Pro Eventos, realizou a 4ª São Roque Run 5k. O evento contou com a participação de quase 200 atletas de diferentes cidades da Região Carbonífera.

Para o coordenador do Departamento de Esportes e organizador do evento, Carlos Sweder, a corrida de rua já faz parte do calendário da cidade. “Já estamos na quarta edição da São Roque e a participação está cada vez mais forte. A continuidade do evento faz com que ele já esteja incluído no calendário de provas de muitos atletas, consolidando cada vez mais Morro da Fumaça como uma cidade que incentiva o esporte na região”, afirma.

A constatação do Sweder é reforçada pelo Ricardo Fernandes, treinador da equipe Family Runners de Criciúma, que participou de todas as edições do evento. “Todo o ano é muito bem organizado, sinalização, hidratação, tudo bem feito e o evento bem organizado faz com que o pessoal goste e queira retornar nos próximos anos”, ressalta. 

O treinador complementa que o perfil da prova também é um diferencial do evento. “A São Roque Run é uma prova interessante porque só tem uma modalidade de cinco quilômetros (km) e tem a peculiaridade dela ser praticamente toda plana, então, é onde o pessoal se desafia a baixar tempo e aqueles que estão iniciando querem se desafiar a concluir os seus primeiros cinco km”, explica.

O prefeito, Agenor Coral, comenta o resultado do evento. “Com certeza essa foi mais uma edição de sucesso. É o terceiro evento esportivo do nosso calendário anual que é aberto para todos participarem, sejam moradores de Morro da Fumaça ou não, e só recebemos elogios quanto a organização em todos. Só temos a agradecer o apoio e a participação de todos”, conta.

Com a benção do pároco, o evento leva o nome do santo padroeiro da cidade e envolve a comunidade. “A São Roque Run 5K é um evento muito positivo para o município. Além de incentivar a prática de exercícios físicos e o esporte, ele também reforça símbolos da comunidade, como a largada ser marcada pelos sinos da Igreja Matriz e a entrega dos tradicionais sonhos de São Roque na chegada. Ações como essa são maneiras de estimular o turismo na cidade”, comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Inclusão Social

E pela primeira vez, a São Roque Run envolveu ainda mais a comunidade com a participação do projeto “Pernas Solidárias”. “O Pernas Solidárias é um projeto de inclusão social através do esporte, onde a gente leva pessoas com algum tipo de deficiência física e/ou intelectual, permanente ou temporária, a participar das aventuras, curtir a corrida, essa energia de todo mundo passando, cumprimentando, brincando”, explica o coordenador do projeto, Julio da Silva.

Uma das características do Pernas Solidárias, que atua em diferentes municípios, é a inclusão de participantes da cidade onde a corrida acontece. Em Morro da Fumaça houve a participação de dois moradores, o João Victor dos Santos como atleta e a Tatiane Gomes como ‘perna’. “Desde que lançaram o projeto, eu sempre quis participar. Decidi, neste ano, abrir mão de disputar como atleta, de buscar um resultado melhor para mim e participar do Pernas Solidárias, principalmente por ser em um evento aqui na minha cidade. O sentimento foi totalmente diferente, uma sensação que não dá para descrever. Foi uma honra participar”, pontua Tatiane.

Confira os primeiros colocados:

Geral Masculino

  1. Vinicius Miranda – 0:15:30.6
  2. Marcelo Silva – 0:16:36.6
  3. Fernando Braga Lopes – 0:17:09.0
  4. Mateus Oliveira – 0:17:19:4
  5. Luiz Carlos Dantas Petelinkar – 0:17:29.0

Geral Feminino

  1. Regiane Frasson – 0:21:14.9
  2. Ednara Rosa – 0:21:59.6
  3. Sanara Fernandes Gomes – 0:22:28.1
  4. Juliana Martignago Dagostin – 0:22:42.7
  5. Marindia Hunter da Rosa – 0:22:45.2

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.