Alunos da APAE visitam prefeitura de Maracajá e divulgam Agosto Laranja | TN Sul

0

Agosto é o mês de conscientização à prevenção de deficiência. Com isso, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maracajá, organizou uma programação informativa e de orientação para chamar atenção da população sobre a temática. Entre as ações, uma visita ao gabinete do prefeito Anibal Brambila, na manhã da última quinta-feira, dia 24.

Na sede do Poder Executivo, os alunos, acompanhados das professoras Suzana Garcia da Rocha (Suzi) e Aline de Almeida, e das colaboradoras da entidade, Denizia Rocha e Rosilene Teixeira, foram recepcionados no gabinete, pelo prefeito Anibal Brambila e pela primeira-dama, Claudete Brambila. No gabinete, os alunos interagiram com os anfitriões, fizeram perguntas, bateram fotos, e aproveitaram a oportunidade para fazer a divulgação da Campanha Agosto Laranja, que faz parte do Programa Prevenir, desenvolvido pela APAE de Maracajá. E foram agraciados com um delicioso café.

A professora Suzi lembra que o Agosto Laranja é uma das datas mais importantes do calendário da associação e está inserido no Programa Prevenir. “Com a lei municipal nº 1.169 de 25 de julho de 2019, inserimos o mês “Agosto Laranja” no calendário oficial municipal, e levamos a responsabilidade a todos os órgãos no município, na missão de divulgar e conscientizar a população sobre as formas de prevenir a deficiência”, explica.
Conscientização

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, 70% dos casos de deficiência poderiam ser evitados, mas para isso é importante um planejamento na gestação, como principal forma de prevenir o nascimento de crianças portadoras de deficiência. E essa prevenção se dá em várias etapas: antes da mulher engravidar, durante o processo de prevenção, no momento do parto e após o nascimento do bebê.

Parceria

O prefeito Anibal Brambila, lembrou que no início do ano renovou a parceria que a Administração tem com a Apae, onde repassa anualmente o montante de R$ 81.620,00. “Como gestor vejo com prioridade essa parceria com a associação, pois sabemos do trabalho que é prestado aos nossos estudantes especiais”, disse.

Atualmente 63 alunos frequentam a Apae. “Além do convênio, a Administração Municipal, disponibiliza para a entidade transporte escolar, custeando o combustível, motorista e monitor”, relatou o prefeito.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.