Animal ameaçado de extinção no Brasil morre atropelado em Criciúma | TN Sul

0

Um jaguarundi morreu atropelado no Morro Albino, em Criciúma, no Sul de SC, nessa quinta-feira (19). Segundo o biólogo do Departamento Municipal do Meio Ambiente, Vitor Bastos, esse é um dos animais mais raros identificados no município e é considerado ameaçado de extinção no Brasil.

Animal foi atropelado na quinta-feira (19). – Foto: Vitor Bastos/ Faunativa Criciumense

“Hoje [quinta-feira] é um dia bem triste. Um dos mais tristes para mim como biólogo e pesquisador em Criciúma. Estou no Morro Albino, uma área que teve o único registro fotográfico de jaguarundi”, disse Bastos em um vídeo publicado página Faunativa Criciumense no Instagram.

O primeiro e único registro fotográfico do jaguarundi em Criciúma foi feito em 2019 num local próximo ao atropelamento. Conforme o biólogo, o animal que morreu não é o mesmo que foi fotografado. “Possivelmente, é um filhote daquele”, afirmou na publicação.

Registro de jaguarundi há três anos em Criciúma. – Foto: Vitor Bastos/ Faunativa Criciumense

Ao ND+, o biólogo ressaltou que uma lombada deve ser colocada no local para evitar outros atropelamentos. “Essa espécie gosta de transitar entre áreas mais abertas como em plantações de bananas e eucaliptos”, acrescenta. Esse foi o local em que o animal foi encontrado.

Nessa região, inclusive, espécies como gato-maracajá, cachorro-do-mato, gambá e ouriço já foram encontradas mortas por atropelamentos.

Sobre o animal

Com a cabeça pequena e achatada, o jaguarundi, que também é conhecido por gato-mourisco, gato-preto e gato-vermelho, é um mamífero carnívoro com aparência distinta. Ele possui pernas curtas e uma cauda longa, além de orelhas arredondadas.

Ainda conforme o biólogo de Criciúma, a espécie vive em todo o Brasil, porem, é relativamente rara no Sul de Santa Catarina. “Tenho poucos registros em toda essa região”, detalha. “Também coletei fezes do jaguarundi em Cocal do Sul no limite com Criciúma”, finaliza.

*Via ND+

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.