Após chuvas, prefeitura realiza desassoreamento do Rio Criciúma | TN Sul

0

A equipe da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Criciúma realiza o desassoreamento do Rio Criciúma, no bairro Paraíso. A limpeza está sendo feita com o auxílio de uma escavadeira hidráulica.

“O governo municipal executa obras de macrodrenagem e faz o desassoreamento de rios. Temos, também, o Canal Auxiliar. Tudo para prevenir alagamentos e enchentes. Mas, infelizmente, encontramos muito lixo nos rios. Há pessoas que descartam pneus, peças de automóveis e, até, móveis. Precisamos, também, que a população colabore e faça a sua parte, descartando o lixo de maneira correta”, enfatiza o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Foto: Tiago Silva

O desassoreamento consiste na limpeza do Rio Criciúma, retirando da água todos os resíduos e entulhos, sem alteração do leito original do rio em relação a largura e a profundidade. “Esse trabalho é uma forma de mitigar o risco de alagamentos, principalmente, no que diz respeito ao rio ficar dentro da calha em épocas de grandes volumes de chuva”, explica o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes.

A limpeza é necessária para desobstruir a passagem das águas, aumentar a vazão dos rios e reduzir riscos de alagamentos. “Esse é um trabalho que o município de Criciúma realiza continuamente e não, apenas, em épocas de fortes chuvas. A limpeza de rios, as obras de macrodrenagem são importantes e já estão dando resultados. Mas, a gente pede que a população também faça a sua parte, não descartando lixo nos rios”, pontua o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.

Obras de macrodrenagem e Canal Auxiliar

No bairro Pio Corrêa, desde 2022, o Governo de Criciúma coordena obras de macrodrenagem. Os serviços devem beneficiar uma área de quase 2 km², abrangendo as ruas João Cechinel, Mário da Cunha Carneiro, Marcelino Champagnat, Avenida Humberto de Campos, José Gaidzinski e Guerra Junqueira.

Já o Canal Auxiliar é uma obra de macrodrenagem do Rio Criciúma. A etapa três das obras de prolongamento da estrutura tem o objetivo de prevenir enchentes e aumentar a capacidade de vazão do rio. Os trabalhos iniciaram atravessando a região central da cidade, em uma extensão de 1,7 mil metros, entre as ruas Mario da Cunha Carneiro e Vitório Serafim. Hoje, os serviços se concentram no bairro Santa Bárbara.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.