Argentina registra maior inflação em 21 anos; alta anual é de 124,4% | TN Sul

0

A inflação ao consumidor da Argentina acelerou, com alta de 12,4% em agosto, atingindo pela primeira vez dois dígitos em 21 anos. O aumento é na comparação com julho, após alta de 6,3% vista no mês anterior. Na leitura anual, o índice subiu 124,4% em agosto, depois de um avanço de 113,4% visto em julho.

As informações foram divulgadas nesta tarde pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). Até agora neste ano, a inflação no país registra alta de 80,2%.

O última vez que o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) atingiu dois dígitos foi em abril de 2002, logo após o país abandonar a conversibilidade fixa do peso com o dólar, com 10,4%.

“Não há nada, não há dinheiro para economizar”, disse Karina Sablich, professora, à AFP enquanto fazia compras em uma feira livre de Buenos Aires. “Vivemos o dia a dia, trabalho o dia todo porque com apenas um emprego posso isso é suficiente para nós.”

O ministro da Economia, Sergio Massa, que busca o poder como candidato presidencial do partido no poder, disse estes dias que “agosto foi o pior mês dos últimos 25 anos”.

“Há coisas pelas quais o governo está endividado e temos que pedir desculpas”, disse ele à televisão pública.

*Via Portal R7

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.