Cão Bono e bombeiro beneficiam pacientes em hospital de Araranguá | TN Sul

0

Toque, aconchego e aproximação. O projeto “Patas que Curam” está sendo realizado pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar, em parceria com o Hospital Regional de Araranguá (HRA), administrado pelo Instituto Maria Schmitt-IMAS, prevê a visita do binômio (bombeiro militar + cão) a pacientes internados ou em fase de tratamento periódico.

Foto: Divulgação/ CBMSC

O binômio formado pelo cabo BM Matheus Premoli e o Bono realizarão visitas quinzenais ao HRA, com o objetivo de diminuir a sensação de estresse e ansiedade dos pacientes. A dupla, além do projeto, está à disposição da corporação para ocorrências que envolvam resgate de vítimas desaparecidas.

“Nós sabemos o quanto é difícil esse momento de internação, por isso a ideia é trazer o Bono para que eles tenham o carinho e possam amenizar um pouco a saudade de casa”, afirma o comandante do 4º BBM, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira.

Segundo a gerente de Enfermagem do HRA, Carla Cibele Silveira da Costa, o momento da visita é sempre de muita emoção. “Muitos pacientes já estão há algum tempo internados, então acabam lembrando do seu animal de estimação”, ressalta. “A cão terapia é uma terapia assistida através de um cão que precisa estar devidamente treinado e vacinado, como atestado veterinário. Ela auxilia na melhora da condição emocional e diminui o nível de estresse. Só tem benefícios”, finaliza.

Foto: Divulgação/ CBMSC

O Bono chegou no 4º BBM no ano de 2019 e completou quatro anos no último dia 02 de julho. A dupla fica localizada na cidade de Araranguá, na 3ª Companhia de Bombeiros Militar, onde realiza seus treinos diários e ficam de prontidão para chamados que necessitem de buscas. No último ano, já foram empregados nas buscas após deslizamentos de terra na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.