Casa Guido recupera danos causados por incêndio | TN Sul

0

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Ainda contabilizando os prejuízos do incêndio que atingiu, na madruga de ontem, parte da edificação onde funciona a Casa Guido, de Criciúma, o presidente Rogério Campos diz que as atividades voltam ao normal somente na segunda-feira, dia 21. O espaço já passou por perícia e tudo indica que houve uma pane elétrica no ambiente de lazer. Ele ainda revela que aguardam o laudo para saber até onde o seguro pode cobrir os danos causados.

“Graças a Deus o atendimento foi muito rápido, uma vez que o fogo, que ficou concentrado na área de lazer, ou seja, 20% da casa, foi identificado pela empresa de vigilância, que chamou o Corpo de Bombeiros de pronto. O local já passou por perícia, estamos levantando as despesas para reestruturar o ambiente e verificando junto ao seguro até que ponto há cobertura para os danos causados”, explicou Campos.

Campanha

Já a Relações Públicas e coordenadora de Projetos Sociais da Casa Guido, Viviane Hofman Garcia, informa que nenhuma campanha foi lançada, até porque não se tem ideia da extensão do prejuízo. “Ainda não lançamos campanha alguma porque não sabemos como isso vai funcionar, mas é claro que se isso for necessário, todos ficarão sabendo pelas redes sociais da instituição e pela imprensa. Caso haja necessidade, a Casa vai pedir a ajuda da nossa comunidade que sempre abraçou nossas campanhas e sempre nos apoiou”.

Atendimentos seguem remotamente

Segundo informações da equipe da Casa, a sala do administrativo, dormitórios e refeitório não foram atingidos. O mesmo ocorre com os atendimentos, que estão sendo feitos de maneira remota por toda a equipe, inclusive assistente social, psicóloga, nutricionista e pedagoga.

“O atendimento presencial será retomado na próxima segunda-feira, dia 21 de agosto. Já conscientizamos os familiares e seguimos mantendo a todos informados à medida que as coisas caminharem”, contou Viviane, acrescentando que a gatinha mascote da Casa, a Fiona, teve queimaduras nas patinhas e está internada recebendo todos os cuidados necessários.

Pai e filho que dormiam no alojamento estão bem e foram transferidos para um hotel ainda na madrugada. Eles estavam utilizando o dormitório da Casa porque a mãe acompanha o outro filho que está internado no Hospital São José. “Eles não inalaram fumaça, foram retirados com rapidez e levados para um hotel, onde podem ter mais conforto”, pontuou Rogério Campos.

Causa do incêndio

Sobre as causas do incêndio, a Relações Publicas da instituição confirma que foi um curto-circuito e faz um alerta. “O incêndio foi causado por um ventilador que estava ligado na tomada. Ele não estava funcionando no momento do fogo, mas estava na tomada, então, que isso sirva de alerta para que não se deixe equipamentos plugados desnecessariamente”.

Ainda no ambiente atingido pelas chamas havia um banner que contava a história dos pacientes que foram atendidos nestes 13 anos de funcionamento. “O banner que conta a história dos 320 pacientes que passaram pela Casa, nestes 13 anos, sofreu grandes avarias, mas ele será reconstruído”, destacou Campos.
Atualmente, são atendidos 84 pacientes de zero a 19 anos, todos de forma filantrópica por meio da instituição.

Leia mais matérias na edição desta quinta-feira, dia 17, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.