Colégio Satc é bicampeão estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica    | TN Sul

0

Técnica, criatividade e muito empenho marcaram a participação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, que ocorreu neste sábado (19) em Criciúma. O grande campeão estadual foi o Colégio Satc, conquistando o 1º lugar nos dois níveis da competição, e serão os representantes de Santa Catarina para a disputa Nacional em Salvador, em outubro. 

“Esse é o resultado do nosso trabalho. A gente vem desenvolvendo a robótica há bastante tempo aqui na Satc, então essa é uma cultura que já está inserida na nossa rotina. Esse resultado é muito merecido pelo esforço de toda a equipe de professores e alunos envolvidos que conseguiram o resultado que estavam correndo atrás”, afirmou a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli. 

O evento, que reuniu equipes de toda Santa Catarina, foi realizado pela terceira vez em Criciúma. “O evento superou as expectativas, tanto no nível de comprometimento dos robôs apresentados para a competição, quanto na energia e integração positiva que o evento proporcionou”, ressaltou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc e um dos organizadores do evento, João Mota Neto. 

Provas tensas e bicampeonato garantido 

A Olimpíada Brasileira de Robótica é desenvolvida em duas modalidades, prática e teórica, exercitando conhecimentos dos estudantes. O objetivo da competição é estimular os jovens a unirem os saberes da ciência e tecnologia, promovendo o pensamento lógico. 

No nível 1, os vencedores foram os estudantes Artur Lucio Savi, Enzo Martins Coelho, Vinícius Silveira de Souza e Marcos Vinicius Faraco Ghedin Borges. Já no nível 2, que contempla alunos do Ensino Médio, os alunos da Satc vencedores foram Gabriel dos Santos, Vitor Tinelli, Matheus Carminatti e Miguel Teixeira Caroli.  

Os conhecimentos em robótica, programação e inteligência artificial foram determinantes para a conquista da 1ª colocação das duas equipes. Na competição era preciso realizar o desafio de colocar na pista um robô autônomo seguidor de linha, que pudesse identificar falhas no caminho, reencontrar o trecho e salvar vítimas.  

“Bicampeão, graças a Deus. Duas OBR’s e duas vitórias. Nós já estamos há bastante tempo trabalhando em cima do robô. À noite, sábado, domingo… Foi cansativo, mas fomos recompensados. Agora é a expectativa pelo Nacional, não vamos para perder, queremos colocar Santa Catarina no topo”, afirmou o estudante Vitor Tinelli. 

Agora, os grupos vencedores se preparam para a disputa da etapa nacional, que será realizada de 7 a 12 de outubro, em Salvador (BA). 

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.