Comissão do Meio Ambiente debate situação da Lagoa do Caverá | TN Sul

0

Fonte: Agência Alesc

A Comissão de Turismo e Meio Ambiente realizou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira, dia 26, para debater a situação da lagoa do Caverá, localizada na bacia do Rio Mampituba, no extremo sul do estado.

O objetivo foi levantar um diagnóstico atualizado e mobilizar recursos financeiros para a execução de projetos de revitalização lagunares e estudos da qualidade da água dos cursos hídricos que se conectam às lagoas.

O Biólogo da FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), João Luis Rosado, falou sobre a Lagoa Caverá, que faz limite entre os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Sombrio e Balneário Gaivota. O biólogo apresentou um cálculo feito pelo Google Earth, que aponta a redução de quase 50% no espelho da água da Lagoa Caverá.

“Acredito que o primeiro passo a darmos seja a realização de um estudo técnico, detalhado, multidisciplinar e abrangente, para entendemos os principais fatores responsáveis pelos problemas na região, e a partir daí encaminharmos solicitações, como o desassoreamento, revegetação de margens e proteção de nascentes, por exemplo”, destacou.

Entre os encaminhamentos tomados pela Comissão ao final do debate, está o agendamento de uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Guidi, para tratar do assunto.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.