Congresso tenta suspender cobrança extra na conta de luz

Congresso tenta suspender cobrança extra na conta de luz na fatura deste mês de dezembro.

A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que todos os meses de dezembro seria cobrado uma taxa adicional ao cidadão.

Contudo, os deputados tentam impedir que essa taxa seja cobrada este ano, com intuito de ajudar os brasileiros nesse momento difícil que enfrentamos.

Alguns projetos para a aprovação da suspensão dessa cobrança extra no papel de luz tramitam na Câmara dos Deputados.

Despacho da Aneel

De acordo com a determinação da Agencia Nacional de Energia Elétrica, no mês de dezembro todas as contas de luz veem com a bandeira vermelha, ou seja, mais cara.

Entretanto, os projetos estão tramitando na Câmara dos deputados e os deputados que apresentaram as ementas foram, Cassio Andrade, do partido PSB-BA, André Figueiredo, do partido PDT-CE e Celso Sabrino, do PSDB-PA.

Suspensão da cobrança

Ao apresentar os projetos, os deputados alegam que a Agencia Nacional de Energia Elétrica teria informado no mês de maio que durante todo o ano a bandeira seria verde, como forma de ajudar a população com os efeitos da pandemia.

André Figueiredo disse ainda que, caso a Agencia Nacional de Energia Elétrica volte a cobrar bandeira vermelha nesse final de ano, a população carente sairá prejudicada.

Lembra ainda que a pandemia não acabou e que, inclusive, os casos estão aumentando novamente e isso provavelmente, está levando o país a enfrentar uma segunda onda do vírus.

O deputado comentou que o Brasil está em um momento crítico da pandemia e sem previsão concreta da vacina.

Reservatórios de Energia

Taxa extra na conta de luz – Fonte: redes sociais

Agencia Nacional de Energia Elétrica alegou que os níveis dos reservatórios de armazenamento de água estão em queda, em especial nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

O diretor geral da Agencia alegou ainda que o consulto elevado dos últimos meses acarretou na necessidade de revogar a decisão de suspender essa taxa extra na cobrança.

Quando os reservatórios estão cheios, melhora as condições de produção de energia elétrica, barateando a conta de luz (bandeira verde) sem nenhuma taxa extra de cobrança.

Porém, quando começam a ficar vazios, a bandeira laranja ou até mesmo a vermelha, são acionadas, fazendo com que a conta de luz se encareça.

Ainda segundo a Agencia Nacional de Energia Elétrica, os valores que são arrecadados nessas cobranças extras, são repassados para as distribuidoras responsáveis pela distribuição de energia.

Final de ano

Nos meses de dezembro a Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tende a encarecer os serviços de energia e aumentar a conta de luz para a bandeira vermelha.

O principal motivo são os reservatórios com baixos níveis, tornando a distribuição mais encarecida.

Sendo assim, em geral, todos os meses de dezembro os papeis de energia sobem para bandeira vermelha.

A partir desta terça-feira (01) a bandeira vermelha foi acionada nas contas de luz.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *