Criciúma: Abba Pai Church realiza simpósio sobre suicídio | TN Sul

0

Criciúma

O mês de setembro é conhecido pela conscientização e prevenção ao suicídio, tema que será abordado na Escola Raízes, da Igreja Cristã Abba Pai, de Criciúma. O simpósio, que acontece a partir das 19h de segunda-feira, dia 4, e será aberto ao público, visa prevenir, ajudar e consolar quem já passou por esta situação.

O líder e professor da escola, Thiago Inácio, revela que será um bate-papo entre cinco pessoas com experiência e conhecimento sobre o assunto. “Jesus veio nos trazer vida abundante, e nós precisamos ajudar o nosso próximo a absorver esta vida, ter desejo de viver e resgatar a satisfação de acordar todos os dias”. fala. “Precisamos trazer este tema para o meio cristão e a melhor forma de combater é falar mais e não silenciar. Quanto mais se fala, mais se conscientiza, mais se aprende. Precisamos ficar atentos aos sinais e alertar pessoas que estão ao nosso lado”, acrescenta.

Participações

A iniciativa contará com o líder da escola, Thiago Inácio, que possui experiência teológica prática na área e que já enfrentou situações de amigos e no aconselhamento de dúvidas religiosas sobre o assunto; o psicólogo Giovane Maffioleti, como autoridade profissional; o Pastor de adolescentes, Marcelo Salvate, já hoje existe uma alta demanda de situações nessa faixa etária; o Pastor Lucas Darolt, com experiência no pastoreio e em situações que enfrentou no aconselhamento e o Rapper Vnegão, que perdeu o pai para o suicídio e falará sobre a experiência de um cristão. “Cremos que a vida é uma dádiva e que todo homem deve vivê-la intensamente. Interromper a vida, seja qual for o motivo, não resolverá os problemas das crises existenciais e circunstanciais. Por isso, sempre que possível tocamos neste assunto para que as pessoas percebam que não estão sozinhas e que qualquer um de nós pode ser atormentado por sentimentos e pensamentos suicidas. Nosso propósito maior é dar esperança”, enfatiza o Pastor da Abba Pai Church, Telmo Martinello

O simpósio será uma espécie de fórum com perguntas e respostas, inclusive, será possível fazer questionamentos de forma anônima por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSezwRZa94nLXCJzVw77Nt5vvCXr1WyFiOW7D6MthxDwQ6UEbQ/viewform.

A importância de falar sobre o assunto

Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgado pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 6,6 por 100 mil, e de 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos, chegando a 1,33 por 100 mil.

Há quatro anos, a Raízes, da Abba Pai Church, uma escola que ensina e busca tornar a Teologia prática e que seja relevante no dia a dia das pessoas, percebeu a importância de abrir espaço para tratar do assunto durante a campanha Setembro Amarelo.

“Ensinamos com ações e falar de temas como o suicídio é, na nossa percepção, fazer Teologia. Aproveitamos o Setembro Amarelo e conversamos sobre o assunto dentro da igreja, e todos os anos somos impactados com os testemunhos de pessoas que estavam para tirar a vida e, quando ouviram sobre o tema conseguiram, pela graça de Jesus, mudar de ideia e tomar opção pela vida. O apoio do nosso Pastor Telmo Martinello é fundamental para que todos os anos a Escola Raízes se torne relevante para a igreja e para a sociedade”, pontua.

O simpósio será um evento presencial na Abba Pai Church, mas também será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Escola Raízes: https://www.youtube.com/@escolateologicaraizes6143.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.