Criciúma conquista ouro e bronze nas Olimpíadas Mundiais Escolares | TN Sul

0

Dois atletas da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma voltaram para casa com medalhas depois de participarem das Olimpíadas Mundiais Escolares, a Gymnasiade 2023, para atletas de até 15 anos. Nicolas Fonseca Coelho, atleta da natação, representando o Colégio Marista, foi campeão mundial nos 50 metros borboleta. Já a atleta de xadrez Clara Dias, representando a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Hercílio Amante, conquistou a medalha de bronze na competição. O evento foi realizado entre os dias 21 e 25 de agosto, no Rio de Janeiro.

Além da medalha de ouro, Nicolas garantiu, também, a medalha de prata nos 50 metros costas e nos 200 metros medley. “Fiquei muito feliz com essa convocação, pois tive a oportunidade de representar o Brasil, Criciúma e o meu Colégio Marista. Foi meu primeiro mundial. Fiz novas amizades, conheci outras culturas, e a cada competição adquirimos novas experiências, e essa foi incrível. Tive bons resultados e os objetivos alcançados. Treinamos muito para isso. Claro que sempre buscamos o melhor, nem sempre a medalha vem, mas dei o meu melhor, e a consequência foram as medalhas. Agora é continuar treinando para as próximas competições”, mencionou.

Já Clara é uma das três brasileiras que foram convocadas para a competição pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Ela é a atual campeã brasileira escolar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). “Foi uma honra representar meu país, minha cidade e a minha escola. Estar presente em um mundial é gratificante, com atletas do mundo todo, cada país com uma cultura diferente. A lembrança que ficou é de saudade, pois é o meu último ano na Gymnasiade sub-15. Também gostaria de agradecer ao meu técnico Claudionor, por todo auxílio na preparação e a todos que torceram por mim, principalmente, a minha família, que me incentiva”, pontuou.

O presidente da FME de Criciúma, Neto Uggioni, parabenizou os atletas. “Eles representaram muito bem a cidade e o país, com total comprometimento e responsabilidade. Eles mostraram força de vontade e o espírito competitivo. Todos estamos orgulhosos. Parabéns a eles que, também, são motivos de inspiração para os demais atletas”, elencou. A Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo. O evento multiesportivo é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). A primeira edição do evento ocorreu em Wiesbaden, na Alemanha, e só a natação e a ginástica estiveram no programa. A Gymnasiade é realizada a cada quatro anos.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.