Criciúma: Descubra os benefícios da prática do Squash | TN Sul

0

Um esporte tradicional e muito praticado no mundo, o squash traz diversos benefícios para a saúde. A modalidade é disputada em uma quadra ou campo fechado por quatro paredes, sendo que uma delas tem que ser de vidro. A bolinha e a raquete utilizadas, também, são específicas e diferenciadas. “O squash traz muitos benefícios para a saúde, física e mental. É uma modalidade que auxilia no emagrecimento, na coordenação motora, age contra o estresse, melhora a resistência muscular, entre outros. O gasto calórico médio em 30 minutos de atividade é de, em média, 520 kcal, e em uma hora de atividade é de, em média, 920 a 1000 kcal”, comenta o professor de squash do Mampituba, Luan Fernandes.

O principal objetivo em uma partida de squash é bater na bola de uma maneira que o adversário não consiga rebater. A bolinha deve ser jogada dentro das marcações da parede e pode dar no máximo um quique no chão. “Normalmente há uma evolução do iniciante após em média quatro a cinco aulas, onde os treinos começam a ser mais próximos de um jogo exigindo um desempenho maior do praticante em quadra”, ressalta Luan.

Para o praticante e associado do Mampituba, Fabiano Fausto Fernandes, o squash é uma forma de aliviar o estresse do dia a dia e manter o corpo em forma. Há 15 anos ele descobriu a modalidade nas quadras do clube. “Talvez um dos melhores benefícios que tive ao começar a praticar squash foi a liberação do estresse do dia a dia que vivemos. Aqui consegue colocar para fora. É uma atividade de alta intensidade, transpira bastante, cansa o corpo, ocupa a mente e trabalha o raciocínio lógico”, destaca Fabiano. “Além de ser um esporte que raramente ocasiona alguma lesão”, completa. 

Estrutura qualificada

A sede Campestre da Sociedade Recreativa Mampituba possui duas quadras de squash totalmente equipadas para a prática da modalidade. Caso queira aprender, o clube disponibiliza aulas em diversos horários. “O primeiro objetivo a passar para o aluno são os fundamentos básicos do squash como: postura em quadra, posicionamento em relação a batida, coordenação motora e deslocamento. Quando há uma progressão nesses fundamentos o passo principal é trabalhar direção de bola, no squash sempre buscamos rebater a bola de forma paralela dificultando a devolução do adversário ou golpear a bola de forma cruzada buscando o “contrapé’”, explica Luan.

As aulas têm duração de 30 a 60 minutos, dependendo do nível do aluno.  Os interessados em praticar o squash ou conhecer mais a modalidade podem entrar em contato com o Núcleo de Esportes do Mampituba através do (48)3431-3021 ou diretamente com o professor Luan através do whatsapp (48) 99648-5010.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.