Criciúma: Mutirão do projeto Castração é a Solução acontece até domingo | TN Sul

0

Criciúma

Com o objetivo de diminuir o número de animais de rua, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realiza o segundo mutirão do projeto “Castração é a Solução”. A ação acontece neste domingo (29), a partir das 8h, nas comunidades do Cristo Redentor, Moradas do Sol e Vila Natureza I e II. A estimativa é efetuar 238 castrações durante todo o fim de semana. Os procedimentos devem ser agendados por meio do telefone (48) 98800-2871, diretamente com o presidente da Associação de Moradores do bairro Cristo Redentor, Crizzly Silva de Cordes.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Nos últimos dez meses, foram realizadas 3 mil castrações em Criciúma. Com o programa, a meta é executar 550 procedimentos mensais, totalizando mais de 6 mil a cada ano. “Campanhas voltadas a castração de animais são fundamentais para a saúde pública. Pretendemos, ainda, dobrar a meta, para acabarmos com o abandono de animais em Criciúma”, ressaltou o prefeito Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe de Lima, além de castrados, os animais são microchipados e recebem a medicação pós-operatória. O microchip contém todas as informações de identificação do animal, que ficam armazenadas em um banco de dados. A tecnologia é fundamental para evitar a reprodução descontrolada e diminuir o abandono de animais. “O procedimento é rápido e dura, no máximo, uma hora. O tutor deve agendar a castração e estar no local no horário indicado com o animal. Organizamos o esquema dessa maneira para que não ocorram uma longa fila de espera, que deixam os bichinhos estressados”, explicou.

O chip implantado ajuda a localizar o animal. Atualmente, estima-se que existam cerca de 15 mil animais de rua em Criciúma. A Administração Municipal pretende organizar um censo, mapeando o número exato de animais, com o objetivo de elaborar medidas e ações para diminuir os abandonos. O cadastramento dos animais, via censo, será realizado pelas Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Criciúma.

Primeiro mutirão da iniciativa

O primeiro mutirão do projeto “Castração é a Solução” foi realizado no início deste mês, no bairro Metropol, e beneficiou 172 animais, entre cães e gatos, que foram castrados, microchipados e receberam as medicações necessárias. Mais informações sobre o funcionamento da iniciativa podem ser obtidas junto ao NUBEA de Criciúma, pelo telefone (48) 3445-8729.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.