Criciúma: nove profissionais são contratados via Mais Médicos | TN Sul

0

Criciúma

O programa Mais Médicos, implantado pelo Governo Federal, já conta com profissionais atuando nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma. Desde o início deste ano, profissionais interessados em atuar no programa se cadastraram em todo o Brasil para atuar na atenção primária. No primeiro momento, o município de Criciúma perdeu o prazo de inscrição no programa, mas conversas da vereadora Giovana Mondardo junto à equipe do Ministério da Saúde conseguiram reverter o caso.

Em abril, o requerimento 250/2023 apresentado na Câmara de Vereadores questionou o poder executivo sobre a participação no programa. Após a devolutiva de perda de prazo, a vereadora foi à Brasília buscar soluções. “Com muito empenho e dedicação, estivemos na Secretaria Nacional de Atenção Primária buscando fazer com que Criciúma voltasse a ficar elegível para receber profissionais do programa Mais Médicos”, explicou Giovana.

Com a articulação no Ministério da Saúde, o município já conta com nove profissionais espalhados nas unidades de saúde. “Com isso, nenhuma unidade básica de saúde está com falta de médicos. A presença do Mais Médicos em Criciúma foi fundamental para que a população possa ser atendida da melhor forma possível”, falou a vereadora.

Valorização dos profissionais

Uma das principais solicitações que chega à Câmara de Vereadores é o pagamento desses profissionais, que está abaixo da média em relação a cidades vizinhas. Ainda de acordo com a vereadora, olhar com zelo para a saúde contribui para a melhoria do serviço. “Precisamos que o município olhe com mais carinho para todos os profissionais de saúde com o fomento da participação dos profissionais aqui, tendo vista que muitos preferem trabalhar em outros municípios por conta de maior remuneração”, completou Giovana.

Na Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 24, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei do executivo 120/2023 que dispõe sobre a coparticipação ao programa Mais Médicos, sendo uma forma do município também fomentar com esses profissionais contratados via programa do Governo Federal, criado em 2013 e que este ano contou com 34 mil inscrições em todo o Brasil.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.