Dia do Professor: a transformação do mundo passa por suas mãos   | TN Sul

0

Na Satc, os profissionais da educação ensinam e formam alunos do infantil ao mestrado 

A formação humana e profissional faz parte do propósito da Satc, que oportuniza aos alunos um ciclo de aprendizados e vivências. Mas esses pilares seguem ao longo de 64 anos sendo sólidos e seguros, por conta daqueles que fazem o dia a dia do Colégio e Centro Universitário UniSatc, os professores. No dia 15 de outubro em que se comemora o dia desses profissionais, as lembranças de sala se aula ficam mais vívidas, os desafios seguem sendo superados e o amor por lecionar sempre será a maior motivação. 

Nas últimas seis décadas, a Satc contribuiu para a transformação de gerações. Estudantes e professores de toda a região passaram pelo campus, evoluíram suas habilidades nas aulas e seguem espalhando o DNA da instituição pelo mundo.   

“Mais uma vez a gente comemora com alegria o Dia do Professor, esse profissional que vive um dos momentos mais desafiadores da carreira, da docência. Momento em que a gente vive múltiplas inteligências e que tem que se reinventar para manter o seu protagonismo. Então, parabenizo todos os professores, nossa equipe de docentes, para que a gente tenha cada vez mais entusiasmo com essa profissão maravilhosa que é base para uma sociedade mais justa e transformadora”, afirma o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira. 

Missão de plantar sementinhas 

O despertar para a educação tocou a professora Ana Júlia Warmling quando ainda tinha 16 anos, mas o seu futuro profissional ainda não estava definido. Por trabalhar ao lado de uma creche a chance de entrar naquela instituição chegou à sua porta e esse foi o primeiro passo para a sua grande missão, a de ensinar. 

A formação em pedagogia e psicopedagogia foi o início para a concepção de sua carreira, que segue por 15 anos. “Na Educação Infantil é onde tudo se inicia, minha esperança está nessa fase educacional. Porque fazer parte do processo de transformação, o crescimento, o desenvolvimento, observar cada passo que nossos alunos dão é muito especial. Por isso que para mim a infância tem muita riqueza”, conta a professora. 

É com um olhar carinhoso e cheio de acolhimento que a prô Ana segue ensinando e plantando suas sementes. “Eu busco mostrar para as crianças no dia a dia o respeito do próximo, mostrando a importância de valorizar o que cada um é. Cada uma das crianças é uma sementinha que a gente vai ali, coloca uma aguinha, rega todos os dias. Então ver crescer, ver evoluir, que seja do menor ao maior, isso é muito rico para nós da Educação infantil. Muitas vezes é uma evolução bem pequenininha, mas que faz toda a diferença para aquele futuro adulto e é isso que me move, dar novos passos com as nossas crianças”, conta Ana Júlia. 

Em sete anos trabalhando no Colégio Satc, a professora segue acompanhando os pequenos da Educação Infantil III e permanece assistindo seus ex-alunos voando pelo mundo.  

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.