Dica da Semana: “Paloma”

0

No filme “Paloma”, do cineasta Marcelo Gomes, os espectadores são convidados a conhecer a história de Paloma (Kika Sena), uma mulher trans (pessoa que nasceu do sexo biológico masculino, mas se identifica como sendo do gênero feminino) que tem como um dos maiores sonhos algo que é tão normal para muita gente: se casar. Paloma tem uma filha de 7 anos e é extremamente ligada à sua religiosidade. Trabalha uma fazenda e mora com Zé (Ridson Reis), seu namorado e o homem por quem é completamente apaixonada. Por conta disso, Paloma acredita que já está na hora dos dois oficializarem a união aos olhos da religião católica.

Mais do que uma formalização para sua fé, Paloma tem o desejo de ter o seu relacionamento respeitado pelas pessoas do seu convívio, como vizinhos e colegas de trabalho, que se dividem em ver o fato dela ser uma mulher trans como algo negativo e em tratá-la como se ela fosse um homem com roupas femininas. Porém, quando Paloma vai conversar com o padre da capela local sobre o seu desejo de ter um casamento tradicional – de vestido branco, véu e grinalda –, ele não aceita que Paloma entre na Igreja de noiva por conta da sua transexualidade.

Mesmo com a resposta negativa e a exposição que acaba sofrendo, a protagonista não irá deixar que abalem sua fé – e nem o seu sonho. Por conta disso, irá enfrentar a sociedade rural em que vive, mesmo que, para isso, precise enfrentar de perto episódios de violência, traição, preconceito e injustiça. Lançado em 2022 e já disponível no GloboPlay, o filme “Paloma” consegue equilibrar a necessidade que a protagonista tem de ser aceita e acolhida pelos outros com a dura realidade de intolerância e violência que pessoas LGBTQIAPN+ sofrem no Brasil – que é o país que mais mata pessoas transsexuais no mundo.

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

O post Dica da Semana: “Paloma” apareceu primeiro em TN Sul | Portal de Notícias.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.