Dive alerta para segurança em contato com águas de enchente | TN Sul

0

O diretor da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), João Augusto Brancher, emitiu, emitiu um alerta sobre o risco do contato com água contaminada pelas enxurradas que atingem algumas cidades catarinenses. Além da destruição causada pelas fortes chuvas e alagamentos, após o registro de inundações aumentam os casos de leptospirose.

“É importante termos uma atenção redobrada com os mais vulneráveis, como os idosos, crianças e aquelas pessoas que têm dificuldade de locomoção. Se for necessário ter contato com a água é fundamental seguir as recomendações e se proteger”, alerta Carmen Zanotto, secretária de estado da Saúde.

As águas dos alagamentos podem estar contaminadas pelo esgoto e urina do rato e provocar sérios problemas de saúde. Em alguns casos, a contaminação pode ser grave, pessoas que tiveram contato com as enchentes e apresentarem febre, dor no corpo e dor de cabeça (até 40 dias após o ocorrido) devem informar ao médico que tiveram contato com água suja .

“As pessoas que tiverem contato com a água da enchente, necessitam usar botas, luvas ou qualquer outro tipo de material que isole os pés e as mãos. Quem tiver algum ferimento deve evitar os locais alagados”, destaca João Augusto Brancher, diretor da Dive/SC.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.