Em 6 meses, Polícia recebeu mais de mil denúncias de maus-tratos a animais | TN Sul

0

A Divisão de Proteção Animal (DPA), da Polícia Civil de Santa Catarina, completou seis meses de atividades, com resultados expressivos. Com atuação na Grande Florianópolis, a DPA recebeu 1.243 denúncias, instaurou 77 inquéritos, registrou cinco Termos Circunstanciados e efetuou 10 prisões. 

De acordo com a delegada Mardjoli Valcareggi, os números refletem o comprometimento da equipe com o bem-estar animal. “Dada à expressividade da demanda, é essencial a atuação em rede para que consigamos dar boas respostas à causa animal”, disse a delegada.

Importante ressaltar que a equipe da DPA realizou ainda 39 operações, que envolveram 395 animais e resultaram na apreensão de 11 armas e 345 munições. Outra ação importante que a equipe da DPA faz é a Verificação Preliminar das Informações (VPA). Depois de receber uma denúncia, os órgãos de fiscalização ou, quando demanda atividade de investigação, os policiais civis da DPA, vão até o local para conferir a veracidade da informação. Esse procedimento é fundamental na proteção dos animais porque é também um momento educativo para o tutor, uma vez que as equipes do bem-estar animal e da delegacia orientam o responsável sobre eventuais adaptações que precisam ser feitas para garantir o bem-estar dos animais. Ao longo dos últimos seis meses foram realizadas mais de 400 visitas.

Além de garantir o bem-estar dos animais, a DPA realiza um importante trabalho de conscientização das escolas com as crianças. Por meio de palestras, os policiais ensinam a importância do respeito aos animais, os cuidados que se deve ter, como identificar quando um animal  está sendo maltratado e onde pedir ajuda.  Além de ser uma ação de cidadania, as crianças despertam para temas importantes como respeito à vida e ao meio ambiente.

Nas ações escolares, as crianças receberão as informações de forma lúdica, contadas pelo Pingo, o cão adorável, novo projeto da equipe da Divisão Especializada. Os alunos também recebem o distintivo da DPA, símbolo que o torna mais um defensor dos direitos dos animais.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.