Frente ao líder, Criciúma tem decisão no Majestoso | TN Sul

0

Tiago Monte

Criciúma

Vencer ou vencer. Não há outro resultado possível para o Tricolor Carvoeiro que não seja a vitória. Só assim, o time manterá vivo o sonho do acesso para o Brasileirão de 2024. A decisão, diante do líder, Vitória, acontece no domingo, a partir das 18 horas, no Majestoso. Na oitava posição da tabela, com 48 pontos, após o triunfo do Mirassol, na abertura da 31ª rodada, o Criciúma precisa dos três pontos para seguir na briga por uma das vagas na Serie A do ano que vem.

Para o técnico Cláudio Tencati, que completa dois anos no clube neste sábado, o foco do time deve ser o equilíbrio. O comandante ressalta que não há desespero para conquistar os três pontos. “Tivemos uma conversa, citamos alguns pontos importantes. Não vejo que fizemos um mau jogo (contra o Juventude). Não foi acima da média, mas não foi ruim. Fizemos um bom jogo, mas perdemos. Conversamos com o grupo para manter o foco de jogar bem e equilibrados. Temos que estar aos processos de atacar e defender bem para que a gente possa superar o Vitória aqui. É o único caminho. Não tem desespero”,  diz.

O comandante reforça que as próximas partidas do Tigre foram as de melhor aproveitamento no primeiro turno. “Agora, chega o momento que acreditamos que podemos voltar para a competição e voltar engrenando de novo. No primeiro turno, foi onde ascendemos: ganhamos do Vitória, empatamos com a Chapecoense, ganhamos do Sampaio e do ABC e demos uma arrancada para a reta final. Acreditamos nisso e sabemos que estamos fortes ainda para continuar na competição. Acreditamos na arrancada e ela é possível”, destaca.

Escalação pode voltar a ter três atacantes

Com o retorno dos atacantes Éder, que estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Hygor, que se recuperou de um desconforto no músculo posterior da coxa, Tencati pode voltar a escalar a equipe com três atacantes. Desta forma, o meio campo seria formado por Arilson, Rômulo (ou Barreto) e Fellipe Mateus e o ataque teria Fabinho, Éder e Hygor. Lohan deve voltar para o banco de reservas. Entretanto, essa é apenas uma das possibilidades. Certeza mesmo, só uma hora antes do jogo, quando será divulgada a escalação.

Nos treinos de quarta e quinta-feira, Tencati manteve os portões fechados para o acesso da imprensa. Com o mistério, não se sabe sequer o esquema que será adotado pelo treinador. Marquinhos Gabriel pode ser mantido no time. Desta forma, o técnico optaria pelo 4-4-2. A dobra de laterais, com Marcelo Hermes e Helder, dificilmente será repetida.

Com o retorno de Cristovam, que cumpriu suspensão, diante do Juventude, a lateral direita deve ter novo dono. Ausência certa mesmo é do atacante Felipe Vizeu, que completou um mês fora do time. Ele se lesionou em 6 de setembro e não deve voltar também no confronto diante da Chapecoense, agendado para o dia 13 – sexta-feira da próxima semana. Antes da partida, o Criciúma ainda treina na sexta-feira e no sábado à tarde.

Tencati não estará no banco de reservas

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Cláudio Tencati não estará presente no banco de reservas. O responsável por comandar o time, à beira do campo, será o auxiliar Aléssio Antunes. O fato, entretanto, não preocupa o comandante. “Já passamos por isso, em outros momentos, onde o Aléssio teve que assumir, nesse longo processo de trabalho que temos juntos. São 12 temporadas juntos. Então, temos uma afinidade de ideias. Tudo é discutido e planejado, durante a semana, então ele entende bem o que temos de pensamento. Ele tem a ideia de como é o plano de jogo”, pontua.

Tencati estará presente em um camarote do Majestoso e estabelecerá comunicação com Aléssio. “Claro que vai existir comunicação, pois o terceiro cartão amarelo permite que eu esteja até nas tribunas. Isso pode ajudar na nossa comunicação. O Amauri (Barassuol) que é o auxiliar fixo da casa estará ao lado do Alessio, mas vamos confiar neles e no feeling deles. Tenho certeza que vamos agregar, mas tenho confiança plena no Aléssio e no Amauri, também nos jogadores, para fazerem o melhor deles”, pontua.

Campeonato Brasileiro – Série B – 31ª Rodada

Domingo (08/10) – 18 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Walisson Maia e Helder (Marcelo Hermes); Arilson, Rômulo (Barreto) e Fellipe Mateus; Fabinho, Éder e Hygor (Marquinhos Gabriel). Técnico: Cláudio Tencati

VITÓRIA

Lucas Arcanjo; Yan Souto, Camutanga, Wagner Leonardo e Édson Lucas; Dudu, Rodrigo Andrade e Matheuzinho; Osvaldo, Léo Gamalho e Iury Castilho. Técnico: Léo Condé

Arbitragem: Caio Max Augusto Vieira; Auxiliares: Jean Márcio dos Santos e Luis Carlos de Franca Costa (trio do RN); VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ); AVAR: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Cláudio  José de Oliveira Soares (RJ)

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.