Laser mais potente do mundo custará R$ 520 milhões | TN Sul

0

Especialistas britânicos se preparam para construir o laser mais poderoso do mundo, capaz de produzir um feixe bilhões de vezes mais brilhante que o Sol. Ele será projetado para estudar melhor alguns fenômenos astrofísicos e analisar de forma mais precisa o plasma.

Os engenheiros afirmaram que o Vulcan 20-20 pode demorar até seis anos para ficar pronto e custará algo em torno de 85 milhões de libras (R$ 520 milhões, no câmbio atual), mas que será de extrema importância no avanço da fusão nuclear, energias renováveis e baterias.

Ele será 20 vezes mais potente que seu irmão mais velho, o Vulcan, e os cientistas afirmam que ele também poderá ser utilizado para estudar um novo método de aceleração de partículas para tratamentos de radioterapia contra o câncer.

“Restabelecer a Grã-Bretanha como lar do laser mais poderoso do mundo é uma excelente oportunidade para explorar o inexplorado na astronomia e na física”, disse o ministro da Ciência britânico, George Freeman, em entrevista ao tabloide Daily Star.

*Via R7

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.