Maia diz que resultado do PIB (Produto Interno Bruto) reflete a desorganização fiscal do Brasil nesse ano em especial, devido a pandemia que o país e o mundo enfrentam.
Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, pediu em entrevista a jornais, que o governo federal tenha uma meta mais esclarecida no próximo ano, em relação as reformas econômicas e fiscais.
Ele ainda criticou o plano do ministro Paulo Guedes, de flexibilizar as contas públicas, nesse momento de pandemia.
Contudo, Maia expressou não ter gostado muito da decisão do ministro e chamou o plano dele de “jabuticaba brasileira”.
A reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo, relevou que o Tribunal de Contas da União (TSU), mostrou preocupação sobre o plano do governo, de flexibilizar as contas públicas e a falta de planejamento claro para 2021.
O deputado disse ainda que está impressionado com o esse “plano de flexibilizar os gastos públicos” inventado pelo ministro Paulo Guedes.
Lei de Diretrizes Orçamentárias
Nos meses de dezembro o Congresso efetua votação para aprovar ou não os gastos do governo federal para o ano seguinte.
Porém, a equipe do governo federal não enviou um plano com metas de gastos claras e objetivas.
Segundo Rodrigo Maia é inadmissível que um país como o Brasil não tenha metas claras de gastos previsíveis para o ano seguinte.
O presidente da Câmara criticou mais uma vez o plano do ministro da economia e disse que o plano dele é uma “jabuticaba brasileira”.

Paulo Guedes e Rodrigo Maia entraram em atritos nos últimos meses e sempre que têm oportunidades, manda indiretas um para o outro.
Maia lembrou ainda que uma das principais prioridades e planos do governo era acabar com o déficit e colocar as contas da casa em dia.
Entretanto, diante do plano da equipe de Paulo Guedes, os gastos públicos não teriam um limite, podendo agravar ainda mais a situação fiscal em nosso país.
Ainda de acordo com a publicação do Jornal Folha de São Paulo, o Tribunal de Contas da União começou investigar as ações de Paulo Guedes e já chegou a se falar em condenação do ministro da economia por crise de responsabilidade.
Produto Interno Bruto – PIB
Rodrigo Maia também falou sofre o Produto Interno Bruto do Brasil e disse que esse resultado de 2020 reflete totalmente na falta de organização do governo federal.
Nos últimos 3 meses a economia mostrou crescimento de quase 8% em comparação trimestre anterior, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Só para constar o dado do crescimento econômico veio abaixo das projeções estimadas do governo federal.
Maia disse que provavelmente a Câmara poderá ter recesso no mês de janeiro de 2021, por motivos da falta da votação da Proposta de Ementa à Constituição – PEC, que inclusive, vem sendo defendida pela equipe do governo.