Mais de 60 mil empregos foram gerados no ano de 2023 em SC | TN Sul

0

Santa Catarina abriu 61.533 vagas formais de trabalho nos seis primeiros meses de 2023,  o quinto melhor desempenho do país em volume de carteiras assinadas ficando atrás apenas de São Paulo (276.800), Minas Gerais (144.298), Rio de Janeiro (74.387) e Paraná (70.927). Além disso, nos últimos 12 meses o Estado criou 64.369 novas oportunidades. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 27, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). 

O governador Jorginho Mello destaca que os resultados são robustos, mas ainda tem espaço para melhorar. “Somos referência nacional quando o assunto é emprego e esses dados são consequência da nossa força produtiva, de um povo empreendedor e confiante que tem segurança para investir aqui”, afirma, reforçando que agora o desafio é criar oportunidades para acelerar a geração de novos empregos.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, são muitos os motivos para esse resultado. “O povo catarinense é trabalhador por natureza e nosso estado possui regiões bem desenvolvidas, um ativo muito importante. Nós buscamos atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios. Estamos atentos às necessidades do Estado e vamos criar ainda mais oportunidades à população”.

No acumulado do ano, os municípios que mais criaram vagas foram:Joinville (7.063), Itajaí (5.649) e Chapecó (3.029).  Santa Catarina teve um saldo positivo de 1.899 vagas em junho. É um número menor do que o registrado em alguns meses, mas suficiente para manter Santa Catarina como o 5° Estado que mais gerou empregos. 

O diretor de Emprego e Renda da Sicos, Carlos Alberto Arns Filho, acrescenta que Santa Catarina possui a maior taxa de trabalhadores com carteira assinada do país. “Isso contribui muito para esses dados, temos também a menor taxa de informalidade entre as unidades da federação”.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.