Massa de ar extremamente quente de até 46ºC se aproxima de SC  | TN Sul

0

Um novo alerta para a aproximação de uma massa de ar extremamente quente entre o Norte da Argentina e o Paraguai traz novas preocupações para o Estado. Após dias de chuvas sem trégua em Santa Catarina, novos episódios e eventos climáticos severos estão se desenhando para o Sul do Brasil ao longo desta segunda (16) e terça-feira (17).

Conforme o aviso meteorológico emitido pela MetSul Meteorologia, essa massa de ar “extraordinariamente” quente contribui para a formação de nuvens de temporais sobre o Sul do Brasil. Ainda, essas tempestades podem ser extremamente fortes acompanhadas de granizo e vendavais, que em alguns momentos, serão intensos e causarão danos.

Conforme o portal meteorológico, na tarde desta segunda-feira (16), as temperaturas atingiram a casa dos 45ºC na Argentina e passou dos 46ºC no Paraguai.

Segundo o SMN (Serviço Meteorológico Nacional da Argentina), por volta das 15h desta segunda a cidade de Las Lomitas, na província de Formosa, registrou 44,6ºC. Já no Paraguai, o serviço meteorológico local apontou que o maior registro de temperatura foi na cidade de Presidente Hayes, com registro de 46,1ºC.

Ainda, conforme o portal meteorológico a massa de ar quente repercute em áreas mais a Oeste do território brasileiro. No estado do Mato Grosso do Sul, perto da fronteira com o Paraguai, as temperaturas na tarde desta segunda-feira atingiram incríveis 42,5ºC em Porto Murtinho.

No Paraná, a máxima em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado, atingiu 38,4ºC. No estado vizinho, Rio Grande do Sul, mesmo castigado com as fortes chuvas dos últimos dias, o ar quente trouxe forte calor, na qual registrou na tarde desta segunda-feira, 34,4ºC em Porto Vera Cruz e 32,1ºC em Porto Xavier.

Massa de ar quente deve “organizar” uma frente quente no Sul do Brasil

O ar muito quente ao avançar sobre o Rio Grande do Sul e encontrar maior umidade e ar mais ameno de um centro de alta pressão no Atlântico acaba organizando uma frente quente com chuva intensa e temporais nesta segunda-feira. No Oeste, o avanço do ar excepcionalmente quente garantiu abertura com sol e calor.

Na manhã desta segunda-feira, uma forte tempestade com vendaval causou o bloqueio da BR-285 em Panambi, no Rio Grande do Sul. Com o vento, árvores caíram sobre a pista entre o trevo de acesso a Cruz Alta e o trevo do Posto 300.

As duas pista foram obstruídas, impossibilitando o tráfego de veículos. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Cruz Alta registrou rajada de vento de 81 km/h.

Os temporais trouxeram ainda chuva torrencial com granizo em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Houve queda de granizo pequeno em alguns locais da Grande Porto Alegre, como em Canoas e em Gravataí, mas que não causou danos.

Chuvas e temporais na manhã desta terça-feira em Santa Catarina

Na manhã desta terça-feira, a região do Oeste do Estado foi fortemente castigada com chuvas fortes e rajadas de vento intensas. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, houve registo de rajadas de vento de 100 km/h em Chapecó e 126 km/h de São Carlos, no Oeste catarinense.

Além disso, o meteorologista aponta que as tempestades trouxeram alto volume de chuva em pouco espaço de tempo. Com destaque para Chapecó na qual registrou cerca de 90mm no período.

*Via ND+

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.