Morro da Fumaça recebe ex-jogadores da Seleção Brasileira de Voleibol | TN Sul

0

O Ginásio Municipal João De Rochi, do Governo de Morro da Fumaça, será palco de pelo menos três partidas do Campeonato Estadual de Vôlei Adulto Masculinho 2023 da Federação Catarinense de Vôlei (FCV), que iniciou no domingo (12). Durante os meses de agosto e setembro, a estrutura do Governo Municipal receberá diversos atletas de alto rendimento, incluindo um ex-jogador da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino.

Nas disputas, a cidade será representada pela equipe VOA Vôlei Morro da Fumaça (VMF), que conta com apoio do Departamento Municipal de Esportes e fará sua estreia neste sábado (19). “Esse é o primeiro ano que participamos deste campeonato e isso só está sendo possível através da parceria do Governo Municipal com a associação VOA. É com essa ação em conjunto que possibilitamos a formação da equipe, estimulamos a prática esportiva e, além disso, oferecemos um futuro no vôlei para os jovens que atuam pela cidade nos campeonatos escolares, entre outros” explica Carlos Sweder, coordenador do Departamento de Esportes de Morro da Fumaça.

À frente da equipe está o técnico e ex-atleta profissional de alto nível, o cubano Ángel Dennis. “Vai ser uma competição muito boa para nós, porque vai ‘acordar’ a região para o voleibol, que atualmente não recebe tanta atenção. Temos muitos jovens de qualidade que querem aprender e jogar o esporte. Ter um time adulto, mesmo que pequeno, é importante para servir de espelho para eles”, comenta Dennis.

O primeiro jogo da VMF será contra Itapema Vôlei e está marcado para às 19h deste sábado, no Ginásio Municipal João De Rochi, localizado no Distrito de Estação Cocal. Os ingressos já estão à venda em dois pontos no Centro da cidade, no valor de R$20 cada. É possível adquirir na Fundação Municipal de Esportes, que fica dentro do Ginásio Municipal Jorge Silva, ou na Fornearia Maccari, localizada na rua prefeito Virgínio Maccari, 256.

Formação da equipe

Além de treinar a equipe, o cubano, que tem o currículo mundialmente conhecido no esporte, foi quem selecionou os jogadores. “A responsabilidade de montar o time ficou em minhas mãos. Estudei a região para ver quais são os atletas que se enquadram com a realidade do campeonato, que é um campeonato forte onde participam equipes da Superliga. Serão jogos difíceis e, por isso, fui atrás de jogadores que eu sei que vão desempenhar um bom papel nesse campeonato”, conta.

O projeto de parceria da associação VOA com o Governo Municipal é voltado principalmente para a categoria de base de Morro da Fumaça, mas foi necessário chamar atletas de outras cidades para montar a equipe. “Vamos ter alguns atletas fumacenses que estavam à disposição para participar, ou seja, que conseguem estar em todos os treinos e jogos do campeonato, já os demais precisei buscar fora da cidade. Alguns vêm de Blumenau, de Florianópolis, do Rio Grande do Sul, entre outros locais”, detalha Dennis.

Estrelas em quadra

Para apoiar a equipe de Morro da Fumaça neste primeiro ano, Dennis decidiu adiar a aposentadoria das quadras. Durante os treinos ele atuará junto do técnico de vôlei da cidade, Antônio Ary Deluca, e no jogos entra em quadra com os demais atletas. Dentre os destaques do seu histórico no esporte está o recorde mundial de aces.

Além do cubano, a VMF também contará com o apoio de Rodrigo Santana, o Rodrigão, que jogou pela Seleção Brasileira de Voleibol Masculino nas Olimpíadas de 2004, 2008 e 2012. O campeão olímpico, que é amigo de Dennis, chega para atuar no último jogo da equipe na fase classificatória do campeonato, que acontece no dia 16 de setembro em Morro da Fumaça, em diante.

“Busquei fazer o meu melhor para montar e treinar a equipe, mas não tem como agradar a todos, o importante para mim é que a cidade seja bem representada. Com certeza será uma grande festa e faremos de tudo para que o resultado seja o mais positivo possível”, pontua Dennis.

Calendário de jogos da VMF (etapa classificatória)

19/08 – Sábado | 19h | Ginásio João De Rochi

VMF x ITAPEMA VÔLEI

25/08 – Sexta-feira | 20h | Ginásio João De Rochi

VMF x APAN/ELEVA/BLUMENAU

01/09 – Sexta-feira | 20h | Ginásio Univille (Joinville)

JOINVILLE VÔLEI x VMF

16/09 – Sábado | 19h | Ginásio João De Rochi

VMF x PINHEIRO F.C/FME CAMPOS NOVOS

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.