Municípios iniciam comemorações alusivas ao Dia da Independência | TN Sul

0

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Os municípios da Região Carbonífera dão início, nesta sexta-feira, dia 1º, as comemorações alusivas a 7 de Setembro. Em Criciúma, a partir das 9h, ocorre a abertura oficial da Semana da Pátria, que tem como primeiro ato a troca da bandeira do Brasil, no Parque da Prefeitura, que será hasteada ao som do hino nacional brasileiro, executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) e interpretado por mais de 200 alunos da rede municipal de ensino, acompanhados de professores.

Na sequência, com a nova bandeira hasteada, será aceso o fogo simbólico, representando o início oficial da Semana da Pátria. Após o ato, a pira será levada até o Parque das Nações, onde ficará acesa até o dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, sob a guarda dos soldados do Exército. O tradicional desfile terá, ainda, a apresentação de 19 fanfarras e bandas marciais de escolas municipais, com mais de 800 estudantes.

Temáticas

Neste ano, o desfile terá como temática “Criciúma, uma cidade inovadora. Construindo o futuro por meio da Ciência, Educação e Tecnologia”. O evento acontecerá na Rua da Gente, às 8h. Ao todo, 102 instituições desfilarão, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, entidades e sociedade civil organizada.

“Como o tema do evento ressalta, Criciúma é uma cidade inovadora, com investimentos na educação integrada, em projetos como clubes de robótica, que leva ciência e tecnologia para as salas de aula. Além disso, vivemos em um novo momento, com olhos no futuro. Constantemente, os estudantes têm a oportunidade de desenvolverem novas habilidades”, completou o secretário de Educação, Celito Cardoso.

Tudo pronto para a Semana da Pátria

Içara também realiza a abertura dos eventos relacionados ao Dia da Independência, nesta sexta, com o hasteamento da bandeira na Praça da Matriz São Donato, às 9h30. A programação segue na próxima semana, de segunda a quarta-feira, com atividades comemorativas nas escolas da rede municipal; encerrando com o desfile cívico, no dia 7, na rua Altamiro Guimarães.

Já em Urussanga, sob o lema ‘Uma Pátria de Paz’, a Secretaria de Educação promove atividades entre os dias 1º e 7 de setembro: hasteamento das bandeiras (dia 1º, às 8h30, no Paço Municipal), apresentação do 28º GAC, e ainda informações sobre a temática cívica e o tradicional desfile. As celebrações encerram com o desfile no dia 7, às 8h30, e contará com a participação de escolas, entidades e instituições que percorrerão a Praça Anita Garibaldi em homenagem à data.

“Celebrar a paz em todas as suas formas e momentos, no dia a dia com nossas famílias, amigos e colegas. Convidar todos à reflexão da importância da união, fé e inclusão para uma pátria de amor e paz. Esse é o propósito do tema escolhido este ano junto aos diretores das escolas municipais para levarmos para dentro da sala de aula e também para o nosso desfile cívico, que encerra com chave de ouro, toda programação preparada”, destaca a secretária Janea Possamai.

Escolas envolvidas na programação

O hasteamento da bandeira nas escolas e o desfile cívico também estão na programação dos municípios de Morro da Fumaça e Balneário Rincão, que vai contar com a presença de pelotões das escolas, instituições, policia militar, polícia civil, bombeiro militar, voluntários, a partir das 14h, na Avenida Leoberto Leal.

A execução do hino nas escolas, às 8h desta sexta-feira, seguida de apresentações culturais relacionadas ao tema, é a programação de abertura na cidade de Forquilhinha. Já o desfile, no Dia da Independência, terá como tema “A educação do município de mãos dadas com a paz social”. No período da tarde também há atividades programadas.

Ato cívico nas escolas:

Data/ Horário /Local
01/09 11:00h EEBM Maurina de Souza Patrício
04/09 08:30h EEBM Olívio Recco
04/09 13:00h EEBM Pietro Maccari
05/09 08:30h EEBM Biázio Maragno
05/09 13:00h EEFM Professor Agenor Bortolatto
06/09 08:30h EEBM Vicente Guollo (Sede II)
06/09 13:00h EEFM Zuleima Búrigo Guglielmi

07/09 – Desfile Cívico com a participação das unidades escolares da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino, unidades escolares da rede privada, entidades conveniadas (APAE e PROFAS), departamentos do Governo Municipal e Banda Sinfonia de ASAFE, além da participação da Banda Municipal, da Banda da EEBM Vicente Guollo e da Banda da EEB Vitório Búrigo.

Confira mais matérias na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.