Obras na Serra da Rocinha devem ser concluídas em março de 2024 | TN Sul

0

Um novo prazo para o término das obras na Serra da Rocinha, que liga Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS) foi definido na segunda-feira (14). A previsão de conclusão das obras é para março de 2024.

O encontro foi promovido pela deputada federal e membro da Comissão sobre Obras Paralisadas e Inacabadas, Geovânia de Sá.

O superintendente Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) de Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, explicou sobre a obra da BR-285, recursos necessários e os desafios.

“Hoje temos 92% concluídos no lado catarinense. Tivemos problemas com o reajuste do aço e foi necessário encontrar o equilíbrio para dar continuidade. Passamos por intempéries, fazendo com que haja atraso no planejamento da obra. Contudo, estamos buscando formas de agilizar”, declarou.

De acordo com o detalhamento do Dnit, do total de 22 km de extensão a serem construídos, 100% dos 9 km de pavimentação flexível já foram concluídos. O desafio consiste nos 13 km de pavimento rígido que atualmente se encontra com 92% de execução, restando apenas 1 km a ser finalizado.

A demora se dá devido a complexidades dos seis pontos em andamento. “O nosso desafio está nas obras de artes especiais e nas contenções que ainda precisamos vencer para ganhar plataforma e fechar os 13 km”, esclareceu o superintendente.

O pacote de obras de artes especiais inclui a construção de duas pontes, quatro viadutos, o Posto de Polícia Rodoviária Federal e as contenções de encostas.

Atrasos na entrega

Com obra iniciada em 2016, o prazo final já teve diversas alterações, sendo que a primeira data de conclusão estava prevista para 2020. Desde então, outros prazos foram estipulados.

O último prazo apontado pelo Ministério dos Transportes foi definido em reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, em março de 2023.

Mais de 100 pessoas marcaram presença

Logo após o ato, as autoridades realizaram a visita técnica até a divisa dos estados, para conferir o andamento dos trabalhos. Mais de 100 pessoas participaram do encontro, entre deputados,  vereadores, prefeitos e entidades ligadas ao comércio, indústria e turismo da região.

O prefeito Roberto Biava agradeceu a expressiva presença de autoridades no ato e salientou a importância da obra para o desenvolvimento da região Sul de Santa Catarina.

“Sou muito grato à deputada pela luta e ao Alysson pelos esclarecimentos. Agora ficamos na expectativa da conclusão desta obra. Ela é um divisor de águas e estamos há 70 anos na espera”, revelou o prefeito.

*Via ND+

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.