Outubro Rosa: Unidades Básicas de Saúde atendem em horário estendido | TN Sul

0

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo de útero. Por isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma atenderão em horário estendido no último sábado do mês (28), das 13h às 17h, para consultas e exames para prevenção e diagnóstico da doença. A ação estava programada para este sábado (7), mas foi adiada devido à previsão de fortes chuvas para a região carbonífera. O horário especial do dia 18 foi cancelado, também, em decorrência do clima.

Durante a ação, serão ofertadas consultas de enfermagem, coleta de preventivo, solicitação de mamografia, conforme necessidade e protocolo municipal, vacinação e orientações. Além disso, ao longo do mês, as UBSs do município terão ações de educação e orientação voltadas para mulheres. O Santo Agostinho Complexo de Saúde terá atendimentos especiais durante o Outubro Rosa. A unidade realizará avaliação de fonoaudiologia domiciliar para pacientes acamadas em fila de espera, agendamentos de preventivo para funcionárias de empresas de Criciúma, auriculoterapia, quick massagem, fisioterapia uroginecológica e pilates para pacientes encaminhadas das UBSs.

“Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores serão as chances de um tratamento bem-sucedido. Mas, a prevenção não deve se limitar somente a um mês. O cuidado deve persistir durante todo o ano. É essencial que a mulher procure, sempre, os serviços de saúde para conhecer seu corpo e detectar alterações suspeitas”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Neste ano, o tema da campanha, promovida pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é “Comece Por Você, Continue Pelos Que Ama”. O objetivo é garantir o acesso aos serviços de diagnósticos e tratamento para todas as mulheres de Criciúma, além de reduzir a mortalidade pela doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os serviços necessários para a prevenção e diagnóstico da doença.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.