Na primeira semana de março de 2017, começou a circular nas redes sociais uma suposta pesquisa envolvendo o desempenho sexual masculino. Quando essa notícia começou a ser vinculada nas redes sociais, logo deu muito o que falar. Segundo a reportagem, uma pesquisa realizada pela Universidade de Campinas teria revelado que homens com certos nomes teriam a tendência de ter um desempenho ruim na cama.
Na ocasião, a reportagem afirmava que estudiosos universitários foram às ruas perguntar às mulheres o nome daquele namorado/companheiro que teve a pior decepção na vida. No total, cerca de 5.000 mulheres teriam sido ouvidas e a lista dos nomes mais citados, de acordo com essa reportagem, seriam:
- 1 – Pedro
- 2 – Rafael
- 3 – João
- 4 – Ricardo
- 5 – Victor
- 6 – Lucas
- 7 – Mateus
- 8 – Francisco
- 9 – Luís
- 10 – Alberto
- 11 – Marcos
- 12 – Fábio
- 13 – Gabriel
- 14 – Eduardo
- 15 – Leandro
- 16 – Tiago
- 17 – Douglas
- 18 – Rodrigo
- 19 – André
- 20 – Leonard
Mas será que essa pesquisa tem fundamento
Nota-se como é fácil inventar qualquer estudo e divulgá-lo nas redes sociais, desde que a suposta pesquisa esteja vinculada a uma instituição renomada. Nesse caso, o autor deste texto, amplamente compartilhado nas redes sociais e publicado em diversos blogs, utilizou o nome da Universidade de Campinas.
Ao buscar a veracidade dos fatos, não foram encontrados nenhum estudo semelhante a este no site da Unicamp. Também não há nenhum artigo desta pesquisa publicado em qualquer lugar.
Ou seja, se o estudo existe, não há registro dele (apenas em sites e blogs que copiaram essa mesma “notícia”). Além disso, observe que o notícia não é datada. Quando o estudo teria sido feito? Não tem como saber.
Para reforçar essa farsa foram descobertos essas mesmas versões desse mesmo texto circulando pela web em 2016 e em 2015. Aliás, uma versão mais antiga desta mesma e-farsa, de março de 2015, apareceu em sites em Portugal e, na altura, os nomes eram diferentes (mais comuns entre os nossos irmãos portugueses) Confira:
- 1- Pedro
- 2- Rui
- 3- João
- 4- Ricardo
- 5- Victor
- 6- Emanuel
- 7- Afonso
- 8- Jorge
- 9- Luís
- 10- Alberto
- 11- Marco
Aqui em nosso país, a lista foi “abrasileirada” com a substituição de nomes por outros mais usados no Brasil.
Conclusão
De acordo com os pesquisadores não há nenhuma ligação científica que associa nomes com desempenho sexual. Isso é pura falácia.