Planos Municipais de Turismo buscam desenvolver a região | TN Sul

0

Turvo
Edson Padoin
economia@tnsul.com

As cidades do Extremo Sul catarinense estão realizando e atualizando os Planos Municipais de Turismo no Caminho dos Cânions com o objetivo de criar um planejamento estratégico para garantir o desenvolvimento sustentável e beneficiar tanto os visitantes quanto as comunidades locais.

O coordenador de Turismo da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), Jorge Scandolara Júnior, ressalta a importância desses planos. “O principal objetivo de apresentar e colocar em prática os planos municipais de turismo é precisamente estabelecer diretrizes que orientem a atividade turística de forma responsável, valorizando o patrimônio natural e cultural da região, ao mesmo tempo em que se promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades”, completa.

Aprovado

Embora não exista um prazo formal para a elaboração dos documentos, a maioria dos 15 municípios que compõe a região do Caminho dos Cânions já possui planos de turismo aprovados nas Câmaras de Vereadores. Esses documentos não são estáticos, estão em constante processo de revisão e atualização, adaptando-se às novas realidades e demandas do setor. “Atualmente, vários desses municípios estão em fase de atualização de seus planos, reiterando o compromisso da região com um turismo de qualidade”, detalha o coordenador.

Execução

Após a apresentação e aprovação dos planos, o trabalho se volta para a execução. “O próximo passo crucial para os municípios é a execução das etapas delineadas, o que envolve desde a mobilização de recursos e capacitação de profissionais até a promoção e divulgação do destino. O sucesso de qualquer plano reside em sua implementação eficaz e, nesse aspecto, a região do Caminho dos Cânions demonstra estar no caminho certo”, completa Jorge Scandolara Júnior.

Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 19, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.