Revitalização da Avenida Luiz Lazzarin começa hoje no Rio Maina | TN Sul

0

Criciúma

Edson Padoin

As obras de revitalização da Avenida Luiz Lazzarin, o principal acesso ao distrito do Rio Maina, terão início hoje, em Criciúma. Com três quilômetros de extensão, a via passará por melhorias significativas para garantir maior fluidez no trânsito e segurança aos pedestres. O investimento total para a execução dessas melhorias é de R$ 12.724.374,58, provenientes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).

Os trabalhos, que serão realizados em partes, começarão no trecho entre o trevo de acesso ao distrito até a rua Nibele Ugioni. Esta fase inicial envolverá o alargamento da avenida em pontos estratégicos que possuem alto fluxo de veículos. Além disso, serão instalados canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a extensão da via. A obra também contemplará serviços de drenagem nas margens da pista, drenagem transversal, terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, aplicação de nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia.

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli, a obra será realizada em fases para minimizar o impacto no trânsito local. “Por ser uma obra grandiosa, ela causará alguns transtornos temporários, mas será benéfica a longo prazo. O alargamento em pontos estratégicos garantirá mais fluidez no trânsito e segurança para toda a população”, afirmou Belloli.

Alterações no trânsito e rotas alternativas

Durante o período das obras, rotas alternativas serão estabelecidas e modificadas a cada fase do projeto. Nesta primeira etapa, os motoristas que trafegam na Avenida Luiz Lazzarin no sentido Centro/Rio Maina devem utilizar a rua Nibeli Ugioni e seguir pela rua João Colombo, com destino à Avenida dos Imigrantes.

Para os condutores no sentido Rio Maina/Centro, o trajeto será o mesmo, seguindo pela Avenida João Ronchi até a Avenida dos Imigrantes, virando à direita na rua João Colombo e novamente à direita na rua Nibele Ugioni, até chegar à Avenida Luiz Lazzarin. Para veículos pesados, o desvio pode ser feito pela SC-445 ou pela Avenida dos Italianos.

Segundo o gerente de Operações da Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma (DTT), Adriano Batista da Silva, as obras geralmente serão realizadas das 8h às 17h, podendo se estender até as 18h, de segunda a sexta-feira, com casos esporádicos aos sábados. “A obra será dividida em quatro etapas, com controle de tráfego local por meio de sinais de ‘siga e pare’. No local, o trânsito não vai estar totalmente interditado, vai ter trânsito, porém, com esse siga e pare. Isso é interessante para aqueles que transitam na região, só que formará filas e terá que aguardar. Por isso é interessante pegar os desvios. Os agentes da DTT serão responsáveis pela fiscalização e gerenciamento da sinalização e haverá placas indicativas dos desvios. É crucial que os motoristas respeitem o sistema e procurem as rotas alternativas”, enfatizou Silva.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.