Santa Catarina é o segundo estado mais seguro do Brasil | TN Sul

0

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado esta semana coloca Santa Catarina com a segunda menor taxa de mortes violentas registradas entre os Estados da Federação. Os números são computados através dos dados criminais fornecidos pelos Estados ao Anuário. O ranking reforça a condição de Santa Catarina ser um dos lugares mais seguros e figurar com os indicadores criminais mais baixos do País.

Segundo o Anuário de 2023, Santa Catarina registrou taxa de 9,1 mortes violentas por 100 mil habitantes no ano de 2022. O estado com a menor taxa foi São Paulo, com 8,4 mortes por 100 mil habitantes em 2022. Amapá teve a maior taxa do país, com 50,6 mortes por 100 mil habitantes. No geral pelo País, a taxa de mortalidade ficou em 23,4 por grupo de 100 mil habitantes e houve diminuição de 2,4% em relação ao ano de 2021.

Nenhuma cidade catarinense é citada pelo Anuário entre as 50 cidades mais violentas do país, segundo a taxa de Mortes Violentas Intencionais com população acima de 100 mil habitantes.

Para 2023, investimentos na segurança pública pelo governo do Estado de SC e atuações integradas com outros Estados são ações que já começam a ser executadas para melhorar ainda mais essa condição.

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública Paulo Cezar Ramos de Oliveira, a recriação da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) é um ponto de destaque na reforma administrativa implementada pelo governador Jorginho Mello. Conforme ressalta o secretário, as ações policiais estão sendo intensificadas e fortalecidas no Estado.

“Estamos trabalhando para uma Santa Catarina mais séria, mais próxima do povo, com segurança pública baseada em inteligência, em antecipação, para que todos possam receber essa entrega, que é mais paz, harmonia e ações concretas”, pontuou o secretário, enaltecendo o aprimoramento das equipes e do trabalho das forças de Segurança e policiais mais bem equipados.

A SSP tem atuado no sentido de planejar ações, diretrizes e prioridades no âmbito estratégico da área, a fim de alcançar avanços consistentes, aglutinando forças na área da segurança pública de todo o Estado.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a Corporação tem se empenhado de forma incansável na execução de ações preventivas e na manutenção da Ordem Pública em nosso estado: “Nossa missão é garantir a segurança e tranquilidade de toda a população catarinense, e para isso, atuamos com dedicação e profissionalismo, buscando sempre antecipar e neutralizar possíveis ameaças.”

O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, destacou que Santa Catarina é o segundo Estado mais seguro do Brasil, além de ter um índice de resolução de crimes superior a 70%. “Este é um fator muito importante porque mostra a qualidade da investigação realizada pelos nossos policiais, que têm conseguido elucidar os crimes, cumprindo assim com seu papel em melhorar a segurança pública dos catarinenses.”

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.