Satc realiza mais uma edição do Festival de Bandas em Criciúma | TN Sul

0

Como uma das grandes tradições da Satc, a Banda Marcial tem destaque na história da música regional. Buscando promover a integração de grupos de diferentes cidades, a Satc irá realizar mais uma vez o Festival de Bandas de Sopro e Percussão em Criciúma. O encontro está marcado para o dia 30 de setembro, no palco aberto do Parque da Prefeitura, com início às 13h30. A edição de 2023 é aberta ao público e contará com a participação de 10 bandas, de oito municípios de Santa Catarina.

Jovens e experientes músicos poderão compartilhar aprendizados durante o evento. “A música é muito importante para a juventude, até porque ajuda nos movimentos da criança, coordenação motora, o raciocínio e o trabalho em grupo. Porque não adianta eu saber tocar meu instrumento e não escutar o meu colega do lado. Então a banda, a música tem que ser a união de um grupo”, conta o maestro da Banda Satc, Pedro Apolinário.

O encontro terá a participação de Associações musicais, bandas municipais e escolares. “Quem estiver no parque poderá acompanhar as apresentações de grupos de São João do Sul, Laguna, Tubarão, Orleans, Treze de Maio, Paulo Lopes, Gravatal e três deles representando Criciúma. Será um encontro para as famílias e comunidade em geral durante a tarde toda, com um repertório variado”, explica a coordenadora da Escola de Talentos da Satc, Jucele Martins Coelho.

Fomentar a música e a cultura faz parte do papel educacional da Satc em toda a região. “Esta é a nossa quinta edição, depois que retornamos em um segundo ciclo do evento. É uma honra para a Satc receber todas essas bandas que vêm de outros municípios. Para os músicos esse será um momento de agregar conhecimento, trocar experiências, onde os alunos prestigiando e olhando as apresentações, poderão seguir aprendendo com outros colegas”, destaca a coordenadora.

O troféu do Festival de Bandas de 2023 homenageará uma figura ilustre da instituição, a ex-coordenadora, Maria da Graça Cabral.

Bandas confirmadas:

Banda CERPALO

Banda Cruzeiro do Sul

Banda Marcial CEDUP

Banda Marcial Colégio São José

Banda Marcial de Praia Grande

Banda Municipal de Treze de Maio

Banda Marcial do Município de Gravatal

Banda Marcial Satc

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.