Trabalho, dedicação e zelo a serviço da população | TN Sul

0

Nova Veneza
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

O Dia do Servidor Público é comemorado neste sábado, dia 28, em todo o Brasil. A data foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas e as leis com direitos e deveres desses funcionários foram instituídas em 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desses profissionais, por meio do artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Vanderlei Viola é servidor público da Prefeitura de Nova Veneza. Ele presta serviços na área de limpeza e sabe do compromisso e da importância que tem o trabalho que desempenha. “Nossa rotina de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e da 13h às 17h. No começo da semana, nosso roteiro inicia com a limpeza da praça central, da Praça Coberta e na rua da gôndola, ao lado da prefeitura. Ainda passamos pelo jardim até o Palazzo Delle Acque”, resumiu Viola, acrescentando que o serviço é feito por cinco profissionais que se deslocam em uma Kombi. “Somos cinco e graças a Deus nos damos muito bem. Trabalhamos unidos, porque assim nós somos vencedores”.

Mudança na rotina

Viola ainda lembra que em dias chuvosos a rotina muda. “Nos dias de chuva a gente trabalha mais nas bocas de lobo, limpando. Quando o tempo é bom, fizemos também manutenção de calçadas, deixando as praças limpas, porque Nova Veneza é uma cidade turística e precisamos deixar ela bonita para os moradores e para quem vem nos visitar. Queremos sempre ver todos felizes e fizemos isso mantendo nossa cidade sempre bonita, limpinha, sem lixo, sem papel na rua, sempre bem organizada”, falou, entusiasmado.

Mascote

O servidor também fala da companhia diária de um cão caramelo. “Eu já conheço o Bethowen há mais de dez anos. Ele tem dono e o mesmo trabalha como guarda na prefeitura, mas o cãozinho já se acostumou a trabalhar com a gente durante o dia. Ele até dorme na garagem onde fizemos uma caminha. E quando ligamos a Kombi, é o primeiro a embarcar. Levamos ração e água pra ele, e quando paramos para tomar café, ele ganha o lanchinho. Ele é um cachorrinho muito esperto”, contou, cheio de carinho.

O cachorro, além de não perder um passeio pela cidade mais italiana de Santa Catarina, ainda é presenteado com rações que os amigos e os próprios funcionários da prefeitura compram para deixar o doguinho sempre bem disposto para as tarefas do dia.

“O dono dele trabalha na garagem, por isso ele vem todos os dias, mas não fica com ele, prefere sair de Kombi e nos acompanhar nos trabalhos de todos os dias. Quando escuta o barulho do motor, já vem correndo para não perder a viagem”, comenta Clenor Rodrigues da Luz, que atua há mais de 20 anos na Prefeitura de Nova Veneza. “Mas falando um pouco sobre a nossa profissão enquanto servidor público, posso dizer que é uma satisfação estar nesta equipe e poder ajudar a cuidar de nossa cidade. Isso fizemos com muito capricho, respeito e amor por Nova Veneza”.

O parceiro de quatro patas acompanha a equipe em todos os serviços – Foto: Divulgação

Capricho e comprometimento

Carlos Tarcísio Matias, o Ciso, secretário de Obras, dá ênfase ao trabalho executado pelos profissionais. “Eles têm um trabalho fundamental em nossa cidade, pois preservam as vias públicas, varrendo calçadas, sarjetas e calçadões, acondicionando o lixo para que seja coletado e encaminhado para o aterro sanitário. Além disso, eles conservam as áreas públicas, lavando-as, pintando guias e fazendo o embelezamento dos espaços”.

Leia mais matérias completas na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.