Tum Acelera promove debates e sobre mercado da música em Criciúma | TN Sul

0

Com debates sobre o mercado da música, palestras e capacitações gratuitas para artistas e produtores, o Tum Acelera chega a Criciúma nesta quinta-feira (21). A atividade é promovida pelo Tum, principal festival e conferência de música, inovação e economia criativa de Santa Catarina, e ocorre em formato virtual, a partir das 19h.

A programação inclui um workshop com o produtor e engenheiro de mixagem Marcelo Fruet (RS), que vai falar sobre mercado musical e produção independente, e palestra com a idealizadora e diretora geral do Tum Festival, Ivanna Tolotti. Ela vai abordar os temas fontes de receitas para quem atua no segmento, preparação de carreira para prospecção e negócios no mercado artístico.

O Tum Acelera tem participação gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.tumfestival.com.br. Após a atividade de capacitação, dois participantes serão selecionados para apresentações no Garden Pub, em Içara.

Os debates do Tum Acelera abordam temas como criação, direitos autorais, distribuição digital, planejamento estratégico de carreira e preparação para rodadas de negócios do Tum Festival, sempre com atividades gratuitas. A iniciativa já passou por Chapecó, Itajaí, Joinville e Lages. O roteiro inclui ainda a Capital catarinense, Florianópolis.

“Santa Catarina tem grande potencial criativo e precisa ter uma base profissional, que veja a produção musical como um negócio, para que se desenvolva uma ‘cena’ local, como já vimos em outros locais. É preciso haver um número maior de bandas e músicos preparados para ocupar espaços em festivais daqui, de outros estados e até fora do país”, diz Ivanna Tolotti.

“Talento não nos falta, mas precisamos ter em mente a necessidade de trabalhar de forma planejada e organizada para crescer e estarmos conectados para identificar novos mercados e oportunidades de negócios para a música e a economia criativa do nosso Estado”, complementa a idealizadora e diretora geral do Tum Festival

Em novembro, os participantes do Tum Acelera estarão nas rodadas de negócios que marcam a programação do Tum Festival, em Florianópolis. Durante o evento, músicos têm a oportunidade de apresentar seus projetos a compradores de shows de todo o país e até do exterior. De 2018 a 2022, por exemplo, a iniciativa, apoiada pelo Sebrae-SC, promoveu mais de 1500 encontros e a concretização de negócios com o fechamento de shows e turnês para artistas catarinenses.

O evento tem incentivo do Supermercados Imperatriz; apoio cultural do Floripa Airport; apoio da Fundação Cultural de Criciúma, Colher de Chá, Sesc Criciúma e Garden Pub; e os parceiros Sebrae, Música e Negócios, UBC, Rifferama e Rádio Graviola. A realização é de Ivanna Tolotti Produções, Tum Festival, Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina.

Source link

Leave A Reply

Your email address will not be published.